Tenha mais educação: Não Mate, Não Morra

01 setembro 2010

Já estou cansado e seria bom se todos também se cansassem, mas se cansassem de verdade e resolvessem cada um fazer a sua parte pois não adianta nada SÓ FALAR.
Já estou cansado de todos os dias ver e ouvir notícias sobre ACIDENTES DE TRÂNSITO; e a solução é tão simples: EDUCAÇÃO E PUNIÇÃO.
Para começar todos têm de admitir que acidentes de trânsito na verdade não são acidentes pois se verificarmos no dicionário temos o seguinte significado:
  • acontecimento casual, fortuito, inesperado; ocorrência
  • qualquer acontecimento, desagradável ou infeliz, que envolva dano, perda, lesão, sofrimento e morte.
Claro que existem muitos outros significados para a palavra, mas para o escopo deste texto os significados acima são os que se aplicam. Na maioria dos acidentes, posso dizer que em cerca de 99% a culpa é realmente HUMANA e não de um acontecimento fortuito. Irresponsabilidade, falta de educação, excesso de confiança, síndrome de super-homem, desrespeito: esses sim são os fatores que causam os acidentes.
Vou começar falando sobre o sistema brasileiro de emissão da CNH: é um sistema falho, corrupto e que não ensina NADA. É fácil ver pessoas “comprando” suas carteiras, pessoas usando o famoso “jeitinho brasileiro” para conseguir sua CNH. Em contrapartida os funcionários que deviam fazer cumprir a LEI estão ali burlando-a, aproveitando para rechear o bolso. Não estou acusando aqui em falso, já presenciei muitas cenas de corrupção ativa e passiva envolvendo o trânsito e todos sabem que isso acontece, não é nenhuma novidade ou segredo. A novidade seria se todos começassem realmente a fazer sua parte.

As auto-escolas só estão ali para ganhar dinheiro mesmo, pois quem dizer que aprende a dirigir ou pilotar em uma auto-escola está mentindo, pois o sistema que elas utilizam não ensina nada de trânsito, ensina você a dominar o carro/moto, os princípios básicos e olha lá.

As escolinhas do trânsito, onde você deveria aprender a teoria que rege um bom comportamento também não ensinam nada. O que anda acontecendo é que essas escolas passam para os alunos as questões que são mais possíveis de aparecer na prova teórica do DETRAN; muitas até vendem CDs com questões das provas que o DETRAN ministra.

A impunidade também reina nesta área assim como em todo Brasil. Difícil ver alguém condenado pelas irresponsabilidades que comete no trânsito, veja por exemplo a Lei Seca que entrou em vigor em 2008. No início até funcionava, mas hoje estão todos bebendo e dirigindo de novo e as mortes e acidentes aumentando. A falta de respeito pelo próximo e a falta de educação também é gritante entre nossos motoristas (ou será monstroristas?), pedestres, ciclistas, etc. Ninguém respeita ninguém, as pessoas se esquecem que a via é pública, agem como se fossem proprietárias das mesmas. Pedestres não seguem as regras, motoristas também não e o poder público e seus agentes parecem também que estão pouco se importando e o caos vai reinando.

O Brasil é considerado o quinto país do mundo em número de mortes no trânsito e isso poderia ser mudado pela conscientização e pela educação. O poder público deveria investir em educação para o trânsito, criar medidas preventivas e não ficar apenas no jogo de empurra de sempre. Não existe “um culpado”, existem “os culpados” e somos todos nós.

O brasileiro mal entende os sinais de trânsito e está pouco se importando com isso. Há alguns dias vi alguns atores em um desses programas de TV competindo em uma prova de conhecimento de sinalização de trânsito e o absurdo é que erravam quase tudo.

Sou motorista e motociclista, não nego que prefiro a moto, tenho uma moto e sempre vou preferir a moto. No momento estou acidentado com a perna quebrada, já faz quatro meses e estou aqui de molho. Quebrei-me em um acidente e o erro foi todo meu: o acidente envolveu apenas a minha pessoa, estava em alta velocidade e não percebi quando uma pedra aproximou rápida e silenciosamente. Sempre viajei de moto por longas distâncias, certa vez percorri 800 km em um dia em uma 125cc.

Posso dizer que sou uma pessoa prudente e procuro sempre estar alerta e me aprimorando no trânsito, pois ele é uma escola contínua onde estamos aprendendo sempre. Acidentei-me por irresponsabilidade minha, mas não envolvi ninguém, o único prejudicado fui EU. Mas poderia não ter sido assim; com esse acidente aprendi que tenho de aprender muito ainda: prestar mais atenção.

Enquanto as pessoas não aprendem, seguimos MATANDO, MORRENDO.

Não deixe de visitar:
Por Vias Seguras
Dirigindo Seguro
Portal do Trânsito
SOS Estradas
Trânsito mais gentil
DPRF 

0 comentários:

Postar um comentário