Existem muitos
artigos na Internet que falam sobre motos, mas não encontrei nenhum que sirva
de base para responder as questões mais freqüentes realizadas por iniciantes no
mundo das duas rodas. Este pequeno tutorial visa reponder à essas questões de
forma simples mas nem por isso menos esclarecedora.
1- Quando surgiu a Moto? Quem é seu
inventor?
2- Qual deve ser minha primeira Moto? Posso
comprar logo uma de alta cilindrada?
A
partir do momento que você decide comprar uma moto você deve ter em conta o
seguinte: “Você deve começar sempre por uma de baixa cilindrada!”. Muitos se
perguntam o porquê de sempre recomendarmos que se comece por motos pequenas e a
resposta é óbvia: como tudo na vida, você deve começar do degrau mais baixo e
ir subindo gradativamente.
Quando
você começa em algo novo, deve ir adquirindo experiência e ela só vem com a
prática. Por mais que você ache que você é esperto, aprende rápido ou mesmo que
é o super-homem, não é sensato começar com uma moto potente.
Você não terá
experiência nenhuma e vai sofrer muito para domar a fera, correndo o risco de
se machucar seriamente ou a outros, ou ainda pior: perder a vida ou tirar a
vida de alguém.
Seja
paciente, comece com uma 125 cc e vá adquirindo a destreza e habilidades
necessárias, vá aprendendo os macetes, domine por completo a pequena e então
gradativamente vá subindo para motos maiores. Pode acreditar, você só tem a ganhar
agindo desta forma e não sendo apressado.
3. Quais são os tipos de Motos?
Existem
uma leva de motos rodando por nossas ruas/estradas que são classificadas nos
mais diversos estilos.
As
classificações encontradas aqui podem divergir de outros locais pois tenho
notado que uns classificam dada moto como sendo de certo estilo e outros
classificam a mesma moto de forma diferente. De qualquer forma, a classificação
dada aqui é a mais difundida, a confusão criada por eventuais divergências nos
diversos meios fica a cargo do leitor sanar usando seu senso crítico; eventuais
divergências serão mínimas e não atrapalham na verdade.
Motociclos
Motos
capazes de ultrapassar 50
Km/h, e que possuem cilindrada superior a 50cc, ou seja,
todas as MOTOCICLETAS são MOTOCICLOS.
Ciclomotores
Motos
capazes de chegar até 50
Km/h, e que possuem cilindrada inferior a 50cc.
Motoneta, Lambreta,
Scooter ou Vespa
São veículos motorizados de duas rodas, no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas. Não há necessidade de usar os pés para a troca de marchas, e normalmente são montadas com câmbio automático (CVT) por corrente dentada com polias variáveis. Existem ainda as Big Scooter, que são as Scooters com mais de 250 cc.
CUB
As CUBs (Concept Upper Basic para
alguns ou Cheap Urban Bike para outros), são o meio termo entre as Scooters e
as Motos. Se diferencia das Scooters principalmente por possuírem câmbio.
É um conceito criado pela Honda no
final dos anos 40, e a partir daí desenvolvido nas décadas seguintes.
Desde então a Honda produziu milhões de motos desta categoria, em diferentes
cilindradas (50 cc, 65 cc, 90 cc, 100 cc e 125 cc), hoje as CUBs são produzidas
pelas diversas marcas existentes. Com câmbio rotativo e embreagem
centrífuga semi-automática, a receita se tornou um sucesso que gera frutos até
hoje.
Motos esportivas (Motos
Sport)
As esportivas são motos com design futurista e mecânica de excelente desempenho. Os motores geralmente possuem mais de 600 cilindradas, o que permite maior aceleração, algumas alcançando velocidades superiores a 300 Km/h.
Em geral possuem discos de travão duplos, quadros fabricados em materiais leves, design esportivo, avanços com posição de pilotagem baixa, escapes com ruído esportivo, carenagem para reduzir a resistência com o ar e pneus largos visando uma boa área de contato com o solo.
Motos Custom
As custom são motos estradeiras que não priorizam a velocidade, mas o conforto. A altura do banco é baixa, as pedaleiras são avançadas e o tanque é grande e paralelo ao chão, de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem. O piloto fica recostado para trás, com os pés para a frente, com as costas geralmente apoiadas em encostos chamados de Sissy Bar.
A maioria das peças é cromada e brilhante, copiando o design das motos antigas. Geralmente possuem alforjes em couro, que são aquelas malas para levar a bagagem. São motos que apresentam desenho típico das motos americanas dos anos 50 e 60.
Roadsters
Motos que aliam o visual e a posição de pilotagem das custom com o alto desempenho das esportivas.
Motos Chopper
São motos que derivam das custom com a diferença na posição do tanque, que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. O garfo da frente
tem um ângulo em relação ao motor,
maior que nas custom e seu comprimento também é maior, deixando a distância
entre eixos bem grande.
A maioria não tem amortecedor traseiro e normalmente possui motor Harley Davidson de 1200cc. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto. Geralmente não possuem banco para o garupa, alforges ou paralamas dianteiros. Seu visual é bastante dispojado e agressivo.
A maioria não tem amortecedor traseiro e normalmente possui motor Harley Davidson de 1200cc. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto. Geralmente não possuem banco para o garupa, alforges ou paralamas dianteiros. Seu visual é bastante dispojado e agressivo.
Motos Naked
As naked são motos que têm bom desempenho em relação ao motor, e conjunto mecânico. Permitem uma posição de pilotagem menos “deitado”, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu guidão é mais alto do que nas esportivas e
não possuem carenagem.
São mais adequadas que as esportivas para andar entre os carros na cidade, e apresen- tam bom desempenho nas estradas. O único inconveniente é a falta de proteção contra
São mais adequadas que as esportivas para andar entre os carros na cidade, e apresen- tam bom desempenho nas estradas. O único inconveniente é a falta de proteção contra
o vento. Existem no mercado bolhas
e semi-caranegens para solucionar este problema, mas em sua maioria, pioram o
visual da moto.
Motos off-road
As motos off-road possuem diversas variantes: motocross/supercross, enduro, cross-country, raids e trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra e as rodas são maiores para transpor obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para absorver im-pactos e não os transmitir para o piloto.
O visual geralmente é despojado, com desenho rústico e/ou agressivo, sem acessórios que possam ser danificados quando a moto for utilizada em trilhas. Possuem também uma relação de marchas curta e rápidas acelerações, com motores de 125 a 600 cilin-dradas ou mais.
Dentro desta categoria existem as Big Trails, motos que podem ser usadas para viagens longas que incluem trechos off-road. São mais confortáveis e mais pesadas, possuem pneus de uso misto e tanques de combustível com capacidade para até 40 litros, permitindo boa autonomia em trechos longos. São a maioria das motos que participam do Rally Dakar.
Outra variação desta categoria são as Motocross. Motos vendidas sem acessórios obrigatórios para a utilização em vias urbanas, como lanternas, espelhos e piscas.
Motos Motard
Motard é uma palavra francesa que significa motocicleta. As motos motard possuem estilo off-road, variadas cilindradas e motores, pneus e rodas de motos street, ou seja, aros de 17/18 polegadas e pneus esportivos.
Motos Supermotard
A supermotard é uma moto trail com ciclística esportiva, de alta cilindrada e que possui como a motard, rodas de 17/18 polegadas e pneus esportivos.
Motos Pocketbikes
As pocketbikes ou motos de bolso são mini-motos de alta performance, voltadas para o público adulto. Em sua maioria possuem 13 cavalos e suportam um peso de até 110 Kg. Podem até ser levadas embaixo do braço, devido ao seu tamanho e possuem tanque de gasolina de 1 litro.
Motos Street
São motos que apresentam conforto e mobilidade para serem utilizadas no trânsito ur- bano, geralmente de 125 cc. A posição de pilotagem é sentada, apresentam desenho simples, com banco para garupa e não possuem muitos acessórios. A maioria das street apresentam velocidade máxima, por volta de 110 Km/h.
Motos Underbone
São motos de dimensões reduzidas, menores do que as street, geralmente com câmbio semi-automático, baixa cilindrada (abaixo de 125cc), baixo desempenho, baixa manu-tenção e baixo consumo de combustível. Apresentam acelerações menores do que as street e velocidades máximas por volta de 100 Km/h.
Motos Baby
São motos das décadas de 20 e 30,
caracterizadas por serem bem rústicas. Essas motos não possuem amortecedor
traseiro, seu centro de gravidade é baixo, seu tom de pintura é peculiar, haja
vista que eram utilizadas até 14 camadas de tinta. A moto baby mais famosa do
mundo é a Indian.
4 – O que é cilindrada?
A cilindrada (cc ou cm³) significa
nada mais que a medida de capacidade do motor de uma moto. Quando dizemos que uma moto possui 125 cc,
significa que seu motor tem uma capacidade de 125 cm³ em seu cilindro, nesse
espaço é onde entra a misturar ar-combustível que recebe a pressão do pistão e
em seguida a mistura sofre a combustão.
Não se deve confundir potência com cilindrada, pois nem sempre uma moto com cilindrada maior que outra
vai ser mais potente. A potência é determinada por diversos fatores e não só
pela capacidade do motor.
5 – É mais fácil pilotar na
cidade ou nas rodovias?
É recorrente você ouvir pessoas dizerem
que é mais perigoso pilotar em rodovias do que em centros urbanos. Eu discordo
disso categoricamente. Viajo muito com moto, já percorri distâncias extensas em
um único dia e considero bem melhor pilotar em rodovias/estradas que em centros
urbanos.
O que acontece é que nas rodovias
tudo acontece mais rápido e você tem de ter certa prática. Pilotando em
rodovias você deve redobrar a atenção, pois como nelas o traânsito é em alta
velocidade, seu tempo de resposta fica comprometido. Já nos centros urbanos os
acidentes estão mais propensos de ocorrerem pois existe mais interações e maior
propensão à erros. De qualquer forma, a moto é um veículo que requer muita
atenção tanto em rodovias como em centros urbanos.
6 – Quanto tempo leva-se
para pilotar bem?
Pilotar bem é uma questão de
prática. Não é porque você sabe ligar uma moto e sair com ela que você é um bom
piloto. Noventa por cento dos novos pilotos que saem da auto-escola não sabem
realmente pilotar, pois auto-escolas no Brasil só ensinam o que é preciso para
passar no teste do DETRAN. O novato deve ter em mente que pilotar no trânsito
não é nada parecido com os centros de treinamento das autos. Ele deve se
empenhar em realmente aprender, ser cuidadoso, buscar por informações, ouvir os
mais experientes, evitar os famosos “Vícios de pilotagem”, e acima de tudo
praticar exaustivamente.
Jamais esquecer que o trânsito é um
aprendizado constante, todo o dia aprendemos algo novo e isso é para o resto da
vida, então se coloque como eterno aluno e jamais tenha excesso de alto-confiança,
pois isto é um dos fatores que levam à graves acidentes.
7 – Como escolher a primeira
moto?
Na escolha de sua primeira moto você
tem de levar alguns fatores em consideração:
- Escolha uma moto que te dê liberdade para controlá-la e que se adapte em seu corpo;
- Escolha uma moto adequada à sua estatura, não é sensato você comprar uma moto na qual necessite ficar nas pontas dos pés para mantê-la equilibrada;
- Peça ao vendedor autorização para sentar na moto, manejá-la e se for permitido faça um teste drive para ter certeza de que se sente confortável na mesma;
Esses são os pontos básicos, considerando esses fatores, o
resto fica à seu critério. Eu particularmente acredito que não somos nós que
escolhemos a moto e sim somos escolhidos. :)
Para o iniciante creio que este FAQ responde as principais perguntas. Em breve
estarei postando novos FAQs com mais informações sobre motos/motociclismo.
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