VYRUS, a evolução da TESI 3D

18 janeiro 2011

  Neste post vou falar da VYRUS, uma marca italiana que fez a verdadeira evolução da Tesi 3d. A Tesi por si só já é uma máquina que ao mesmo tempo encanta e causa espanto quanto vista pela primeira vez, a Vyrus então, é simplesmente LINDA, FANTÁSTICA e se você assim como eu é um apaixonado por motos, vai se contaminar por esse Vyrus.  

História:

  A Bimota Tesi 3D nasceu em um banco de universidade quando jovem engenheiro Pierluigi Marconi apresentou como tese (tesi, em italiano) de graduação, nos anos 90, o projeto de uma exótica moto, que acabaria saindo do papel e virando uma das estrelas da marca. A moto é uma evolução dos projetos anteriores. 

  Um dos destaques é o sistema de suspensão dianteiro, batizado de Pull Rod, com braços oscilantes em fibra de carbono paralelos ao chão, ligados ao quadro, e um amortecedor a óleo pneumático regulável, com 115 mm de curso. O interessante sistema rebaixa o centro de gravidade e desassocia os sistemas de direção (24 graus de ângulo de esterçamento) e de suspensão, que funcionam independentemente. Porém, criou outro curioso efeito visual.
    Com a balança dianteira semelhante à traseira, fica a dúvida se a moto está indo, ou vindo… Outra inovação é que, sem espaço, ocupado pela suspensão, as pinças (radiais Brembo) do freio dianteiro foram parar na parte inferior dos discos de 320 mm. Se a posição é inédita e vulnerável, pelo menos rebaixa ainda mais as massas. exclusiva marca italiana Bimota, quando a fábrica de Rimini apresentou o excêntrico modelo Tesi 3D. Com revolucionária suspensão dianteira, um quadro extremamente compacto, em forma de arco, lembrando a letra grega ômega, e um motor de dois cilindros em L, herdado da Ducati, o modelo será produzido em série limitada de 29 unidades.

   Com apenas as 29 Tesi 3D montadas, ela tornou-se uma moto exclusiva que se fosse vendida aqui no Brasil custaria algo em torno de R$ 200.000,00. Lógicamente o preço é algo que torna quase impossível que meros mortais como a maioria de nós a tenhamos. Mas tenho quase certeza que a grande maioria não exitaria em adquirir a máquina se possuísse recursos disponíveis.

Tesi 3D Tesi 3D
  Ascanio Rodorigo, que trabalhou com Mássimo Tamburini na Bimota no começo dos anos 80, fundou sua própria companhia de motocicletas, a Vyrus, que veio para bater de frente com a Bimota. Ele apresentou durante o EICMA de 2009, em Milão, na Itália, sua superbike, a Vyrus 987 C3 4v, que leva o motor L-twin da Ducati 1198.
  A Vyrus tem quatro modelos, todos com a base ciclística da Bimota Tesi, que usa um quadro em forma de ômega e, em vez de garfo na suspensão dianteira, traz um monobraço controlado por uma caixa de direção inusitada. A versão mais “simples” é a Vyrus 984 C3 2V com o motor 1000DS da Ducati e custa, na Europa, 33.400 Euros. A top de linha é o modelo 987 C3 4VV: nada menos que a motocicleta de série mais potente do mundo, equipada com o motor de 1198 cc da Ducati, com supercharger, capaz de gerar 211 cv de potência máxima. O preço: 65.000 Euros na Europa. Porém a primeira Vyrus vendida no Brasil é a 987 C3 4V, que tem o mesmo motor de dois cilindros em “L” com 1198,4 cm³, porém sem a alimentação extra.

Com refrigeração líquida e quatro válvulas com comando desmodrômico, a 987 C3 4V oferece 185 cavalos de potência. O suficiente para levar o modelo a mais de 300 km/h. Com peso a seco de apenas 152 kg, a 987 C3 4V traz diversas peças em fibra de carbono e muito requinte em cada detalhe. “Meu sonho de criança era criar um série limitada de motos que pudesse me dar a fantástica sensação de pilotar um moto de pista, mas com iluminação e descanso lateral”, resume Ascanio Rodorigo. Com uma balança traseira usinada para ser a mais rígida e leve possível, parafusos especiais que economiza cerca de três gramas, enfim tudo do bom e do melhor para criar uma “campeã das pistas com placa”, segundo palavras do criador.

 O preço da 987 C3 4V pode chegar a 80.000 Euros, dependendendo dos equipamentos escolhidos, revela o representante no Brasil, Carlos Ludman. Porém, como a moto ainda não foi importada, Ludman afirma que é difícil dizer a quantia exata. “O comprador é um colecionador apaixonado por motos”, afirma.

Vyrus Vyrus



Vyrus
Essa é mais uma moto que faz parte de "Meus Sonhos de Consumo!". Quem sabe um dia...

0 comentários:

Postar um comentário